ASSINE
search button

Aquecimento está afetando o crescimento dos peixes, afirmam cientistas

Compartilhar

REUTERS

SIDNEY - As mudanças climáticas estão afetando o crescimento dos peixes, segundo um estudo realizado por cientistas australianos.

A organização CSIRO descobriu que as espécies que vivem em águas mais rasas e quentes (acima de 250 m de profundidade) estão se desenvolvendo mais rápido, enquanto nas águas mais profundas e frias (abaixo de mil metros), os peixes estão demorando mais tempo para crescer.

- Essas observações sugerem que as mudanças climáticas globais incrementaram alguns elementos de produtividade das espécies de águas rasas, mas, ao mesmo tempo, reduziram a produtividade dos peixes de águas mais profundas, assim como a possibilidade de que essas espécies voltem a ter seus níveis de fertilidade registrados anteriormente - disse Ron Thresher, um dos pesquisadores envolvidos da pesquisa.

Segundo ele, as populações marinhas estão sujeitas a dois principais fatores de estresse: a pesca comercial e as mudanças climáticas.

A equipe pesquisou 555 espécies de peixes encontrados nas águas da costa leste da Tasmania, ilha pertencente a Austrália.