ASSINE
search button

Existência da vida maravilha Hawking antes de vôo

Compartilhar

REUTERS

ORLANDO - Enquanto se preparava para sentir como é ficar em um ambiente sem gravidade, como no espaço, o cosmólogo britânico Stephen Hawking declarou que, de

todos os mistérios do universo, o que ele quer desvendar é como os seres humanos surgiram.

- O universo é tão grande, tão sereno, e no entanto é exatamente do jeito certo para que nós existamos - disse Hawking numa entrevista à Reuters.

O cientista de 65 anos, que sofre de esclerose lateral amiotrófica e precisa usar uma cadeira de rodas, foi a Orlando para um passeio em um avião que vai simular a ausência da gravidade por alguns instantes de cada vez. A viagem acontece na quinta-feira.

- Acho que a corrida da humanidade não terá futuro se não partir para o espaço - afirmou Hawking na quarta-feira, para explicar seu desejo de voar.

- Quero portanto incentivar o interesse público no espaço. Um vôo em gravidade zero é o primeiro passo para uma viagem espacial.

Hawking fala através de um sintetizador de voz, pois desde 1985 precisa de uma traqueostomia para respirar. As idéias de Hawking sobre os buracos negros, que viraram seu best-seller 'Uma Breve História do Tempo', deram origem a novas correntes de pensamento sobre a natureza e o universo e ajudaram a elucidar áreas complexas da física em que as leis da natureza parecem não se cumprir.

- É glorioso poder estar vivo e trabalhando com a física teórica - disse Hawking em um jantar na noite de quarta-feira.

O passeio do cientista é uma cortesia da Zero Gravity Corp., com sede na Flórida, que possui um serviço de vôos semelhantes aos que a Nasa usa para treinar astronautas e testar equipamentos. O pesquisador também pretende ir um dia para o espaço, numa nave comercial que está sendo produzida pela Virgin Galactic, um braço da Virgin Atlantic Airways. Conversar com Hawking é uma experiência lenta e contemplativa. Ele mexe o único músculo que ainda controla, na bochecha, para escolher palavras numa lista em seu computador. Uma sentença de 35 palavras leva 15 minutos e deixa Hawking esgotado.

Após um comentário sobre o belo sotaque britânico de sua voz robótica, ele responde:

- A maioria das pessoas acha que meu sotaque é americano.

Depois, quando questionado sobre a perspectiva de haver vida inteligente fora da Terra, Hawking disse torcer para que sim.

- Não há muitos sinais dela na Terra.

Hawking também contou que escreveu um livro infantil com sua filha, chamado 'A chave secreta de George para o universo', que será publicado em setembro. A chave secreta obviamente não será a religião.

- Não sou religioso no sentido comum - disse Hawking.

- Acredito que o universo é governado pelas leis da ciência. As leis podem ter sido criadas por Deus, mas Deus não interfere para violá-las.

O vôo em que Hawking deve testar a lei da gravidade estava programado para a tarde de quinta-feira. Por alguns segundos, ele vai se libertar de tudo o que o prende à Terra, quando o avião da Zero Gravity mergulhar no céu depois de subir uma grande altitude. Assessores do cientista o tirarão de sua cadeira de rodas e o colocarão deitado no chão do avião, para deixa-lo livre para flutuar.