ASSINE
search button

Turista espacial e cosmonautas comerão pratos de luxo na ISS

Compartilhar

Agência EFE

RÚSSIA - O milionário americano Charles Simonyi, que deverá ser o quinto turista espacial, e os cosmonautas da Rússia e Estados Unidos comerão pratos de luxo na Estação Espacial Internacional (ISS).

Durante os seus oito dias a bordo da ISS, o cardápio de Simonyi será criado pelo "chef" francês Alain Ducasse, por encomenda da Agência Espacial Européia (ESA), revelou hoje o jornal "Moskovski Komsomolets".

Reservado para ocasiões especiais, como a visita do turista à ISS, o cardápio francês será degustado também pelos cosmonautas russos Fiódor Yurchijin e Oleg Kotov. Eles serão os companheiros de viagem de Simonyi na nave russa Soyuz TMA-10. A acoplagem está prevista para o dia 9 de abril.

Os atuais tripulantes da ISS, o russo Mikhail Tyurin, e os americanos Michael López-Alegria e Sunita Williams, também poderão apreciar os pratos de Ducasse.

As receitas foram desenvolvidas no Centro Nacional Francês de Estudos Espaciais. Elas incluem codornas assadas em vinho, peito de pato com alcaparras, frango ao queijo com brotos de aipo e purê de batata com nozes. Na sobremesa, arroz doce, frutas cristalizadas, água e sucos. O álcool é rigorosamente proibido na ISS.

Em declarações à televisão russa, Simoniy, de 58 anos, disse hoje que durante sua permanência na ISS vai propor aos cosmonautas um jantar especial no dia 12 de abril, para comemorar os 46 anos da viagem do russo Yuri Gagarin, o primeiro cosmonauta da História.

Será um luxo para os cosmonautas profissionais. Nos seus seis meses de permanência na ISS, eles comem apenas alimentos pré-fabricados preparados por especialistas russos e da Nasa.

Segundo a agência espacial russa Roscosmos, as expedições na ISS podem passar a utilizar o cardápio francês para comemorar o Ano Novo, aniversários ou a chegada de uma nova tripulação.