Raios-X revelam campo magnético turbulento do Sol

REUTERS

EUA - Imagens de raios-X captados por uma nova sonda espacial internacional mostram que o campo magnético do Sol é muito mais turbulento que se pensava, disse a Nasa na quarta-feira.

Elas revelam colunas de gás retorcido saindo da coroa do Sol e reagindo ao campo magnético da estrela, um processo que libera energia e pode alimentar tempestades solares e ejeção de massa da coroa, o que por sua vez afeta a Terra.

Teoricamente, um campo magnético mais turbulento gera mais energia que outro estável. "Os teóricos já sugeriam que os campos magnéticos torcidos e enrolados poderiam existir. Com o Telescópio de Raio-X, podemos vê-los claramente pela primeira vez", disse em nota Leon Golub, astrofísico-sênior do Centro Smithsonian-Harvard de Astrofísica.

A sonda Hinode (alvorada, em japonês) foi lançada em setembro, com instrumentos específicos para cada camada do Sol. Trata-se de um projeto conjunto das agências espaciais norte-americana, européia e japonesa, e também do Conselho de Pesquisas de Astronomia da Física das Partículas da Grã-Bretanha.

Segundo Dick Fisher, diretor da Divisão de Heliofísica da Nasa, "essas imagens vão abrir uma nova era de estudos em alguns dos processos solares que afetam a Terra, os astronautas, os satélites orbitais e o sistema solar".

Os cientistas se disseram gratamente surpresos com as descobertas. "Tudo o que pensávamos saber sobre as imagens de raio-X do Sol está desatualizado", disse Golub.

O Telescópio de Raio-X coleta os raios-X emitidos pela coroa do Sol -- a parte externa da estrela, que intriga os cientistas em parte por ser cem vezes mais quente que a própria superfície solar.

Eles esperam que as observações ajudem a explicar e talvez prever o clima espacial -- as emissões do Sol que podem perturbar satélites, derrubar redes elétricas na Terra e provocar espetaculares auroras boreais e austrais.

"As imagens do Hinode revelam evidência irrefutável da presença de processos guiados por turbulências que estão trazendo campos magnéticos, em todas as escalas, para a superfície solar, resultando em uma cromosfera, ou envelope gasoso em torno do Sol, extremamente dinâmica", explicou Alan Title, físico da Lockheed Martin Corp. e da Universidade Stanford, da Califórnia.

As imagens estão disponíveis no site https://www.nasa.gov/mission_pages/solar-b/.