ASSINE
search button

Metade dos casos de depressão não são diagnosticados

Compartilhar

Portal Terra

BARCELONA - Mais de metade dos casos de depressão não são diagnosticados, o que prolonga o sofrimento dos pacientes e reduz suas possibilidades de recuperação em longo prazo, alertou na última terça-feira Enric Álvarez, diretor de psiquiatria no hospital Saint Pau, em conferência sobre produtos psicofarmacêuticos realizada no museu CosmoCaixa, em Barcelona, na Espanha.

Parte do problema se deve ao fato de que o sistema de saúde nem sempre diagnostica corretamente os pacientes que chegam com sintomas de depressão, os quais podem ser freqüentemente ambíguos. Mas parte ainda maior do problema se deve ao fato de que as vítimas aceitam resignadamente o seu problema, e eles e seus amigos mais íntimos e familiares não chegam a perceber que o mau humor, as dores nas costas ou de cabeça, os problemas de sono ou a falta de vontade de fazer coisas que costumavam fazer no passado - para mencionar alguns sintomas freqüentes- na verdade são fruto da depressão.

Psiquiatras de outros hospitais de Barcelona concordam com o diagnóstico de Álvares. "Temos um grande problema de deficiência de diagnóstico, e muitas pessoas por isso deixam de receber um tratamento que as ajudaria", apontou Antoni Bulbena, diretor de psiquiatria do hospital Del Mar.

"As vítimas, especialmente as pessoas adultas, tendem a aceitar como natural algo que na verdade é uma doença, e os parentes também aprendem a aceitar que um avô se queixe e diga que não está bem", acrescentou Joan de Pablo, diretor de psiquiatria do hospital Clinic.

Mas não se trata de um problema menor. Estima-se que 15% da população sofra pelo menos um episódio de depressão clínica - o que não é a mesma coisa que a tristeza que alguém sente com a morte de um parente ou um divórcio - ao longo da vida. Por motivos desconhecidos, a enfermidade afeta duas vezes mais mulheres (20%) do que homens (10%). Seu impacto econômico na Espanha é da ordem de 750 milhões de euros ao ano, de acordo com um estudo sobre o custo social dos problemas de saúde mental. E a enfermidade também é a principal causa de suicídios.