ASSINE
search button

Bélgica apresenta sistema para realizar pagamentos pelo celular

Compartilhar

Agência EFE

BRUXELAS - A empresa que administra o funcionamento dos caixas automáticos na Bélgica, Banksys, e as três operadoras de telefonia do país (Proximus, Mobistar e Base) desenvolveram um sistema pioneiro que permitirá o uso do celular para realizar pagamentos, como um cartão bancário.

O sistema, que garantirá a segurança total das transferências, criará um vínculo direto entre o telefone celular do usuário e sua conta bancária, segundo a imprensa belga.

O método é baseado na tecnologia 'm-banxafe', disponível há algum tempo na Bélgica, que permite recarregar os cartões pré-pagos por meio do celular e consultar o saldo da conta bancária enviando um pedido via SMS.

Cada transação realizada, cujo montante mínimo será de ¬ 6 e o máximo de ¬ 2.500, custará ¬ 0,49 ao comerciante e ¬ 0,25 ao cliente, que em ambos os casos deverão ser somados com o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

A operação, que durará cerca de 35 segundos, exigirá o uso de um código PIN (senha pessoal) e será 'totalmente segura', segundo os responsáveis pela tecnologia.

A Banksys espera realizar com o novo sistema em torno de 100 mil transações anuais em um prazo de três anos.

A também belga Tunz.com, anunciou o lançamento, em abril, de outro sistema de pagamento por telefone celular que funcionará como "porta-níqueis eletrônico' para a quitação de pequenos valores (até ¬ 150), por meio do envio prévio de uma soma em uma conta.