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Gráficos são mais eficazes para dissuadir fumantes, segundo estudo

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Agência EFE

WASHINGTON - As advertências ilustradas com gráficos nos maços de cigarros sobre os danos que o hábito de fumar causa à saúde são mais eficazes para dissuadir os fumantes do que as prevenções simples, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira.

A pesquisa, realizada pela Universidade do Oregon e pelo Centro Annenberg de Políticas Públicas da Universidade da Pensilvânia, assinala que a experiência demonstrou que os rótulos de prevenção ilustradas servem como um importante fator de dissuasão para os novos fumantes.

Também podem funcionar para convencer os fumantes a deixar este hábito, assegura o documento divulgado hoje em entrevista coletiva realizada em Washington.

Os frutos deste tipo de aviso se destacaram no Canadá, explicaram na reunião alguns especialistas.

Um dos autores do estudo, Paul Slovic, da Universidade do Oregon, disse que os atuais rótulos nos pacotes de cigarros nos Estados Unidos 'são facilmente ignorados' pelos consumidores e 'não transmitem o mesmo nível do impacto emocional que os avisos com gráficos coloridos como as usadas no Canadá'.

Ele afirmou que as prevenções por escrito nos pacotes de cigarros não são mudadas nos EUA há mais de 23 anos.

O novo estudo compara os atuais rótulos de advertência que contêm só indicações por escrito dos efeitos prejudiciais do cigarro nos consumidores com as usadas no Canadá, estimando que comunicam ao público com mais eficácia os riscos do fumo.

Acrescenta que as pesquisas científicas feitas em vários países descobriram que os conselhos gráficos canadenses que cobrem a metade da frente e do verso de cada pacote de cigarros são 'emocionalmente mais poderosos' que os americanos.

Por outro lado, a análise determinou que a maioria de fumantes recomendou o uso de rótulos ilustrados com gráficos no mercado dos Estados Unidos.