ASSINE
search button

Mudança climática pode provocar escassez de água para 3,2 bilhões

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - Os desequilíbrios provocados pelo aquecimento da Terra podem levar entre 1 bilhão e 3,2 bilhões de pessoas a sofrerem com a falta de água, alertou o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Esta será uma das conseqüências do aumento previsto entre 2 e 4,5 graus da temperatura média da Terra em relação ao nível de 1990, segundo a última versão de trabalho do IPCC que será apresentada em uma conferência em Bruxelas de 2 a 5 de abril, e cujas conclusões foram publicadas pelo jornal francês 'Le Monde'.

- Centenas de milhões de pessoas serão ameaçadas pelo aumento do nível do mar se o aquecimento chegar a 4 graus, e um quinto da população mundial pode sofrer com inundações - de acordo com as conclusões expressadas na minuta.

Nas áreas mais quentes, a capacidade de adaptação dos cultivos será muito limitada, e isso aumentará em até 120 milhões o número de pessoas expostas às crises de fome.

O aquecimento global causará mais mortes provocadas pelo calor, as secas, as inundações, as doenças relacionadas à água, e provocará extinções maciças de espécies vegetais e animais e profundas alterações no funcionamento dos ecossistemas.

Os cientistas que elaboraram o documento identificam várias regiões do mundo particularmente vulneráveis, como as pequenas ilhas, sob ameaça de serem engolidas pelas águas.

Outra região em perigo é a África, por ser um continente muito exposto à escassez de água e à perda de solos cultiváveis, e também devido a sua baixa capacidade de adaptação.