ASSINE
search button

ONU: Frear aquecimento global custa pouco

Compartilhar

Agência EFE

TÓQUIO - Conseguir que a temperatura média do planeta não suba mais de dois graus teria um custo de apenas 0,6% do PIB mundial previsto para 2030, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), órgão criado pela ONU, informou neste domingo a agência de notícias 'Kyodo'.

- Há um grande potencial econômico para limitar as emissões de gases do efeito estufa em todos os setores nas próximas décadas, e até mesmo para reduzi-las abaixo dos níveis atuais - explica a minuta final do relatório do III Grupo de Trabalho do IPCC.

O texto pede a aplicação de medidas contundentes em um curto prazo para que se possa reverter a tendência do atual aquecimento do planeta pela ação humana. O grupo de trabalho planeja publicar um relatório final de conclusões em maio.

- As medidas que serão tomadas para atenuar o aquecimento do planeta nos próximos 30 anos determinarão até que ponto a temperatura média do globo aumentará e as conseqüências ambientais deste aumento - afirma o relatório, segundo a 'Kyodo'.

O grupo de especialistas calcula que as emissões de CO2 geradas pela ação humana crescerão entre 40% e 110% até 2030, especialmente devido ao aumento da produção nos países em desenvolvimento.

Segundo o relatório, o custo de evitar que a temperatura do planeta aumente até três graus em média em relação à revolução industrial, no século XIX, incluindo o aumento de 0,7% já registrado, seria equivalente a 0,6% do PIB mundial estimado para 2030.

Portanto, com menos de 0,1% de média anual do PIB agregado de todas as economias do mundo se impediria que a temperatura subisse mais dois graus.

O IPCC foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), com o objetivo de avaliar toda a informação disponível sobre a mudança climática para, posteriormente, elaborar relatórios que ajudem a entender melhor as causas e a tomar as medidas que sejam necessárias.