ASSINE
search button

Asteróides ganham nomes de astronautas chineses

Compartilhar

Agência EFE

CHINA - Dois asteróides foram batizados com os nomes dos dois astronautas chineses que viajaram ao espaço em outubro de 2005, Fei Junlong e Nie Haisheng, informou hoje a imprensa estatal do país.

A iniciativa partiu da Academia Chinesa de Ciências e foi aprovada pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), que já tem registrados milhares de nomes para asteróides, embora ainda restem milhares de outros para serem batizados.

Fei e Nie voaram ao redor da Terra entre 12 e 17 de outubro do ano passado, a bordo da nave "Shenzhou VI", durante a segunda missão tripulada da história espacial chinesa.

O primeiro astronauta chinês a viajar ao espaço, Yang Liwei, e a nave na qual ele viajou em 2003, a "Shenzhou V", já foram homenageados com asteróides em março de 2005.

No ano passado, a IAU também decidiu batizar um asteróide com o nome de um estudante do ensino médio chinês, Zhu Ruochen, em reconhecimento a suas boas notas e a seus trabalhos escolares sobre ciência.

A maioria dos asteróides batizados recebe nomes de personagens mitológicos, literários ou dos astrônomos que os descobriram.

Alguns nomes curiosos de asteróides são Dulcinéia (em homenagem à amada de Don Quixote), Croácia (como o país), Arequipa e Barcelona.

A China, o terceiro país a enviar um homem ao espaço dentro de um programa espacial próprio, planeja lançar sua terceira missão tripulada em 2008. Antes, em setembro deste ano, o país.