ASSINE
search button

Sony e Immersion encerraram briga por patente de vibração de joysticks

Compartilhar

REUTERS

LOS ANGELES - A unidade de videogames da Sony e a Immersion encerraram uma disputa sobre patente e assinaram um acordo que abre a porta para colocar a tecnologia de vibração de joysticks da Immersion nos consoles PlayStation.

A notícia do acordo fez as ações da Immersion dispararem quase 33 por cento na quinta-feira e quase 23 por cento nesta sexta-feira.

A tecnologia de vibração faz o controle do console tremer de acordo com a ação que se desenvolve na tela, tornando os jogos mais reais para o usuário. O recurso tem sido importante para domínio do PlayStation 2 no mercado de videogames.

A Immersion processou a Sony por infração de patentes, obtendo ganhos que estão agora em 97,2 milhões de dólares, incluindo juros.

A gigante dos videogames apelou da decisão de 2005 do tribunal e, em troca de receber permissão para continuar vendendo jogos, consoles e acessórios que usam a tecnologia alvo do processo, pagou à Immersion cerca de 30,6 milhões de dólares relativos a taxas de licenciamento entre julho de 2004 e o final de 2006 e que foram ordenadas pela Justiça.

A Sony acabou deixando de fora do controle do PlayStation 3, lançado em novembro, o recurso de vibração, afirmando que ele não funciona com os sensores de movimento que introduziu no dispositivo.

Especialistas do mercado de videogame expressaram dúvidas sobre a explicação e condenaram a decisão, reclamando que a falta de um feedback tátil torna os jogos menos realistas.

Segundo o novo acordo, a Sony concordou em pagar as taxas de licenciamento da tecnologia da Immersion.

O presidente-executivo da Immersion, Victor Viegas, disse em comunicado o que muitos donos de PS3 há tempos queriam ouvir: "Nosso novo acordo com a Sony Computer Entertainment é especificamente desenhado para permitir recursos avançados de vibração para o benefício da comunidade em torno do PlayStation".

Viegas disse que a companhia vai "muito em breve" fazer propostas técnicas para uso da tecnologia da Immersion em produtos PlayStation.