ASSINE
search button

Pan terá ações especiais de combate à aids

Compartilhar

Agência JB

RIO - Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o governo realiza duas ações para conter a disseminação do vírus da aids entre mulheres - o Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST, o primeiro da América Latina e Caribe especificamente voltado para a questão, e a Campanha de Prevenção das DST/Aids no Pan.

No ano em que o Brasil sedia os Jogos Pan-americanos, a idéia é disseminar mensagens e kits de prevenção durante os jogos. Tanto o Plano de enfrentamento, que tem ações previstas até 2010, como a Campanha de Prevenção serão lançados numa cerimônia no dia 7 de março, às 10h, na Cidade do Samba, Rio. Durante o evento, serão homenageadas atletas e paratletas, incluindo jogadoras de vôlei, basquete e futebol, triatletas, corredoras, nadadoras e ginastas brasileiras.

A presença das atletas e o slogan "Vista-se nos jogos" visam a conscientizar a população, especialmente as mulheres, para a importância de uma vida saudável e de uma maior auto-estima com a diminuição de vulnerabilidades associadas à transmissão do vírus da aids e de outras doenças. A Campanha vai até agosto, quando se encerram os jogos.

Ambas as iniciativas contam com a parceria e o apoio de várias Agências das Nações Unidas, incluindo o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O aumento do número de casos de HIV na população feminina foi de 44% entre 1996 e 2005.

(Informações da ONU)