ASSINE
search button

Cúpula européia deve aprovar projetos sobre carbono

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - Os líderes da União Européia devem aprovar durante sua cúpula da próxima semana uma série de projetos de captura e armazenamento de carbono, na busca por soluções rápidas à crise do aquecimento global, disse uma fonte oficial na sexta-feira.

Uma vez que os combustíveis fósseis deve continuar tendo papel energético importante, os líderes mundiais e cientistas buscam formas de reduzir as emissões de gases do efeito estufa decorrentes do carvão mineral, que em muitos países é a base da geração elétrica. Isso inclui capturar o dióxido de carbono antes que ele entre na atmosfera.

"Vamos anunciar um importante programa de demonstrações em escala comercial da tecnologia que permita enterrar as emissões de carbono ao queimar o carvão no solo por milhões de anos", disse um funcionário da chancelaria britânica, sob anonimato.

"O desafio é demonstrar as tecnologias em escala, para que possamos reduzir seu custo e trazê-las rapidamente para um uso disseminado", disse ele, acrescentando que uma proposta da Comissão Européia para 12 desses projetos deve ser aprovada na cúpula de meados do ano.

A geração elétrica produz cerca de um terço das emissões de gases do efeito estufa, que segundo os cientistas podem elevar a temperatura do planeta de 0,8 a 4 graus celsius neste século, provocando inundações, secas e ondas de calor que colocariam milhões de vidas em risco.

Embora o carvão seja um dos combustíveis mais "sujos", ele é tão abundante que deve continuar sendo predominante durante várias gerações. A China, por exemplo, constrói uma usina termoelétrica a carvão por semana para alimentar sua economia, que cresce 10 por cento ao ano.

Embora haja dúvidas sobre a captura e armazenamento de carbono, por depender da existência de estruturas geológicas como poços de petróleo esgotados, para armazenar os gases, os políticos gostam da idéia, porque significa que tudo pode continuar como está.