ASSINE
search button

Sonda Cassini faz novas imagens de Saturno

Compartilhar

REUTERS

LOS ANGELES (EUA) - A sonda Cassini obteve imagens inéditas de Saturno, mostrando o planeta de perspectivas acima e abaixo dos seus anéis, disse a Nasa na quinta-feira. As imagens foram tiradas nas últimas semanas pela sonda, lançada há dez anos para estudar o planeta e seus arredores.

Nos últimos dois meses, a nave subiu para inclinações cada vez mais elevadas, dando às suas câmeras visões do planeta e dos anéis que deixaram os cientistas animados.

- Finalmente, eis as visões que passamos anos esperando - disse Carolyn Porco, chefe da equipe de imagens do Cassini no Instituto de Ciências Espaciais de Boulder, Colorado.

- Navegar bem alto sobre Saturno e ver os anéis espalhados abaixo de nós como um gigantesco medalhão de cobre é como explorar um mundo alienígena que nunca vimos antes. É tão absolutamente de tirar o fôlego que quase dá vertigem - acrescentou.

As imagens divulgadas na quinta-feira incluem uma sequência em vídeo mostrando os anéis aparecendo conforme a Cassini viajava de sul para norte, cruzando rapidamente o plano dos anéis. A sonda partiu da Terra em 15 de outubro de 1997 e entrou na órbita de Saturno em 1o de julho de 2004. A missão é um projeto conjunto da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Italiana.