ASSINE
search button

Vitaminas podem aumentar o risco de vida

Compartilhar

Portal Terra

COPENHAGEN - Tomar determinados suplementos de vitaminas pode encurtar a vida das pessoas, sugerem pesquisadores. Milhões de pessoas ingerem suplementos de antioxidantes tais como as vitaminas A e E, e betacaroteno.

Ao analisar dezenas de estudos anteriores, especialistas da Universidade de Copenhagen sugerem que estas substâncias aparentemente, ao contrário do que se espera delas, aumentam, e não diminuem, o risco de morte.

Mas nutricionistas dizem que o estudo reforça a necessidade de que as pessoas adotem uma dieta balanceada ao invés de depender de suplementos.

Embora suplementos de vitaminas sejam populares há várias décadas, não se sabe ao certo se oferecem benefícios, e quais seriam, apesar de centenas de projetos de pesquisa sobre o assunto.

Os pesquisadores disseram que há várias explicações diferentes para este aumento do risco - e sugeriram que eliminar "radicais livres" pode, na verdade, interferir com um mecanismo de defesa antural dentro do organismo. A equipe pediu mais pesquisas sobre os efeitos dos suplementos de vitamina sobre a saúde.