ASSINE
search button

Sony espera resolver oferta do PS3 até maio

Compartilhar

Agência JB

SÃO FRANCISCO - A Sony está seguindo os planos para entregar 2 milhões de PlayStations 3 às lojas norte-americanas até o final de março e espera que os problemas na oferta do produto sejam resolvidos até maio, informou o presidente-executivo da Sony Computer Entertainment America.

"Abril ou maio é quando acreditamos que teremos alcançado a demanda e teremos produto em estoque total na América do Norte", disse Jack Tretton em entrevista.

Perguntado sobre relatos publicados em sites especializados em videogames que afirmam que pilhas de PS3s não vendidos estão se tornando comuns em muitas lojas de eletrônicos, Tretton disse à Reuters que o console continua com estoques esgotados em algumas regiões três meses depois do lançamento em novembro.

- É um testemunho do fato de que nós conseguimos fabricar e enviar unidades num ritmo maior em relação ao que aconteceu com qualquer outro console anterior, disse Tretton.

- Nosso objetivo é encher as lojas nos Estados Unidos. Nossa meta não é ter prateleiras vazias, é ter estantes repletas. Se tivermos lojas vazias, isso será um consumidor a menos comprando o PlayStation 3, afirmou o executivo.

O aparelho é ponto fundamental da estratégia do grupo japonês para dominar o mercado de entretenimento digital doméstico.

O PS3, que custa entre 500 e 600 dólares dependendo dos recursos incorporados, tem um disco rígido para guardar dados dos games e música e pode ser usado para tocar DVDs Blu-ray, de alta definição.

Mas a máquina enfrenta competição dura nas figuras do Xbox 360, da Microsoft, e do Wii, da Nintendo, que possui um controlador sensível a movimentos do usuário.

Consumidores e analistas se impressionaram com os recursos gráficos e potencial do PS3, mas também levantaram dúvidas sobre o preço elevado do produto, quantidade limitada de jogos e percepção de arrogância por parte da Sony que vê seu produto como altamente desejado pelos consumidores.

- O maior oponente do PS3 agora é ele mesmo. Ele está realmente competindo contra seu próprio setor de relações públicas, disse Jeremy Dunham, editor do site de videogames IGN.

- O problema do PS3 agora são muitas promessas não cumpridas. Tem várias questões a superar, mas a marca, as franquias e bons jogos exclusivos...tudo isso deveria gerar interesse, disse Dunham.

Tretton, que ajudou a lançar o PlayStation original na América do Norte em 1995, disse que a Sony está no caminho para entregar 2 milhões de unidades do novo console aos varejistas até o final de março.

Em janeiro, a Sony vendeu 244 mil PS3s, ante 294 mil Xbox 360 e 436 mil Wiis.

A Sony tem sustentado que sua meta é despachar 6 milhões de unidades do PS3 no mundo até o final de março.