ASSINE
search button

Ensinar persistência é positivo para os bebês, diz estudo

Compartilhar

REUTERS

NOVA YORK - Incentivar os bebês a ser persistentes e oferecer muitos estímulos pode ajudar a melhorar a capacidade de aprendizado das crianças, disseram pesquisadores. Muitos pais já usam brinquedos educacionais, vídeos especialmente produzidos e cartões com ilustrações para ajudar os cérebros das crianças a se desenvolver.

Mas cientistas que atuam nos EUA descobriram que as mães que ensinam aos bebês tarefas simples e que os incentivam a persistir colaboraram com seu desenvolvimento cognitivo.

- A persistência parece ser uma qualidade estável que pode ser medida desde cedo, e tanto a persistência do bebê como o ensinamento da mãe são caminhos diretos para a situação da cognição no início do segundo ano de vida - disse Poonam Nina Banerjee, da Universidade de Columbia, em Nova York.

Num estudo publicado na revista Infant Behavior and Development, Banerjee e Catherine Tamis-LeMonda, da Universidade de Nova York, observaram 65 mães de baixa renda que moravam em áreas urbanas com seus bebês. As mães foram orientadas a ensinar a seus bebês de seis meses a puxar um carro por uma corda, a virar a página de um livro, a fazer um barulho com um brinquedo e a transferir um bloco de uma mão para outra.

Quando as crianças tinham um ano e dois meses, elas foram ensinadas a identificar partes do corpo e a empilhar blocos formando uma torre. As pesquisadoras mediram a persistência das crianças gravando seu comportamento e usaram uma escala padrão de teste para avaliar sua memória, sua capacidade de solucionar problemas e outras habilidades.