ASSINE
search button

Brasil propõe liberar comércio internacional de jacaré

Compartilhar

Agência JB

LONDRES - O Brasil propôs à ONU que uma espécie de jacaré, atualmente protegida internacionalmente, seja liberada para o comércio internacional. A proposta brasileira relativa ao jacaré-açu (Melanosuchus niger) foi divulgada nesta quarta-feira no site da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagem, na sigla em inglês), que regula o comércio de espécies ameaçadas em todo o mundo.

Segundo a proposta brasileira, o jacaré, que hoje é listado no apêndice 1 das regras da CITES que prevê o máximo de proteção, com a proibição total do comércio, a não ser em casos especiais passaria a ser incluído no apêndice 2, que prevê a liberação do comércio internacional da espécie seguindo parâmetros rigorosos da própria CITES.

O Brasil também propôs que outras três espécies o pau-brasil (incluindo todos os seus derivados) e dois tipos de lagosta tenham a proteção aumentada.

As propostas serão discutidas pelos países signatários da CITES em uma conferência que deve ocorrer entre 3 e 15 de junho em Haia, na Holanda.

A ONU recebeu um total de 40 propostas de diversos países, incluindo as brasileiras, prevendo mudanças na CITES.

Entre as outras propostas, está uma de Uganda para transferir o leopardo (Pantera pardus) do apêndice 1 para o apêndice 2 "para o propósito exclusivo de caça esportiva, para troféus e peles de uso pessoal" e "com uma cota de exportação anual de 50 leopardos em todo o país".

A Alemanha está propondo a inclusão no apêndice 2 da enguia européia (Anguilla anguilla), uma espécie muito usada na culinária do norte da Europa.

Atualmente, 530 espécies animais e 300 espécies vegetais são listadas no Apêndice 1. O Apêndice 2 lista 4.460 animais e 28 mil plantas.

As informações são da BBC.