ASSINE
search button

Bebê 'ressuscita' meia hora após ser dado como morto

Compartilhar

Agência JB

LONDRES - Exames mostraram que Woody Lander não teve danos duradouros no cérebro

Um bebê que foi considerado morto depois de um ataque cardíaco voltou à vida 30 minutos depois, quando seus pais já se despediam dele.

A equipe médica do Hospital Geral de Leeds, na Grã-Bretanha, tentou sem sucesso ressuscitar o bebê Woody Lander, de duas semanas.

Ele foi entregue sem vida para que os pais, Jon e Karen Lander, pudessem se despedir. Depois de meia hora o casal ouviu o bebê tossindo e os médicos conseguiram fazer com que seu coração voltasse a bater. Agora com 14 meses de idade, Woody recebeu um atestado de que sua saúde é perfeita.

O pai, Jon Lander, um funcionário público de 34 anos de Leeds, estava viajando com sua esposa de 33 anos para a casa de seus pais em Norfolk, em dezembro de 2005, quando notou que seu filho ficou muito pálido e frio.

Woody foi levado para o setor de emergência do Hospital Geral de Leeds onde sofreu um ataque cardíaco. Depois os médicos descobriram que o bebê tinha um bloqueio na aorta.

- Estávamos arrasados - contou ele ao Yorkshire Evening Post.

- Depois do que pareceu uma eternidade, o médico saiu e disse 'Acho que fizemos tudo o que podíamos'. Eles chegaram ao limite da ressuscitação, disseram 'acabou' e entregaram Woody para que nós nos despedíssemos - disse ele ao jornal britânico.

- os médicos começaram a retirar os tubos do bebê e foi quando ele começou a estremecer. Eles conseguiram fazer o coração voltar a bater e ele voltou à vida na nossa frente.

Exames do cérebro do bebê mostraram que não ocorreu dano duradouro e os médicos afirmaram que a criança terá uma vida normal.

- Ainda não sabemos o que aconteceu. Apenas sabemos que ele é um pequeno milagre. Os médicos falaram que nunca ouviram falar de ninguém voltar depois de 30 minutos aparentemente sem vida, ainda mais um bebê - disse Jon Lander ao Yorkshire Evening Post.

- Mas as pessoas no hospital foram inacreditáveis e fizeram o milagre acontecer - acrescentou.

Lander espera agradecer o Hospital Geral de Leeds correndo ainda em 2007 a maratona de dez quilômetros 10h Run for All, estabelecida por uma paciente que sofre de câncer. O pai do bebê espera levantar verbas para um Fundo de Cirurgia Cardíaca para Crianças, que funcionará no hospital.

(Informações da BBC)