ASSINE
search button

Aquecimento global pode provocar ondas gigantes em Santos

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - A elevação do nível do mar ocasionada pelo aquecimento global pode provocar, até o fim deste século, um desastre na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A cidade poderá ser atingida por ondas gigantes, mostra um dos estudos brasileiros sobre as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a biodiversidade divulgados hoje pelo Ministério do Meio Ambiente.

O estudo desenvolvido em parceria entre a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) e a Universidade de São Paulo (USP) simulou aumento do nível do mar em 1,5 metro na baía e no estuário de Santos e São Vicente, em São Paulo, e revela que, se essa elevação ocorresse de fato, os impactos seriam desastrosos em toda a região.

Segundo uma das autoras do estudo, Emilia Arasaki, caso essas previsões se confirmem, ocorrerá o mesmo que aconteceu em abril de 2005, na Baía de Santos, quando a cidade foi tomada por ondas gigantes.

- Foi o evento meteorológico que coincidiu com a elevação da maré acima de 1 metro com ventos, que gerou ondas de 4 metros na baía de Santos - diz ela.

- Houve essa invasão com inundação na área dos prédios e a destruição de toda faixa da ponta da praia. Por isso, a gente pode ter uma idéia de como pode ser o cenário se houver essa elevação. A intensificação do processo de erosão e redução das faixas de areais das praias, a inundação de mangues e o desaparecimento de moluscos, crustáceos e minhocas marinhas que habitam o litoral seriam as principais conseqüências da invasão do mar - segundo a pesquisadora.

Essa situação é apontada por ela como possível de acontecer em 2100. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores construíram uma maquete de 750 metros quadrados que reproduziu as mesmas condições físicas da região, como a simulação de marés altas e baixas.

- Através desse modelo foi possível ver a velocidade das ondas. Ela ( a maquete) tem a capacidade de simular ondas e marés e medir a variação do nível da água - disse pesquisadora.

De acordo com a pesquisadora, no ensaio sobre a erosão das praias, o resultado apontou que as de menor largura serão as mais atingidas. Entre elas estão a praia das Pitangueiras, no Guarujá, a dos Milionários, na região de São Vicente e a da Ponta da Praia, em Santos.

- Já a redução das faixas de areia, que poderá ocorrer caso o nível do mar suba 1,5 metro, afetará a distribuição da fauna que existe nesses locais. Se não for possível o deslocamento das espécies que habitam essa zona, elas vão desaparecer - alerta Arasaki.

A pesquisadora recomenda dar continuidade aos estudos que estão sendo produzidos, levando em conta características locais como a influência dos ventos na região.

Além disso, ela sugere a implantação de políticas públicas para monitorar a elevação do nível do mar.

- É importante considerar a velocidade dessa elevação, a circulação da água, a própria ação dos ventos como a gente já destacou e acompanhar esses processo erosivos.