ASSINE
search button

Estudo revela que alho impede a formação de colesterol

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - O alho tem uma famaéfico para a saúde, mas um estudo publicado nesta segunda-feira afirma que não reduz o colesterol 'mau' de maneira significativa, seja cru, seja cozido ou mesmo concentrado em pílulas.

O colesterol vem em duas formas: lipoproteínas de baixa densidade (LDB) e lipoproteínas de alta densidade (LAD). O LAD é bom porque elimina o LDB do sangue, e o LDB é mau porque tende a ficar acumulado nas paredes das vias sanguíneas, e pode bloqueá-las.

Por sua vez, há duas fontes de colesterol: o que o organismo produz no fígado, e o que provém dos alimentos.

Os fabricantes e vendedores de pílulas que contêm doses concentradas de diversos condimentos, frutas, verduras e minerais têm promovido o alho, durante décadas, como um método eficaz para a redução do LDB.

O estudo, publicado na revista 'Annals of Internal Medicine' e liderado por Christopher Gardner, da Escola de Medicina da Universidade Stanford, na Califórnia, sustenta que nenhuma das três formas de alho provadas reduz significativamente o LDB em um teste de seis meses.

- As pílulas de alho, muitas das quais buscam combinar os benefícios do alho cru com uma apresentação mais suave para o paladar, são promovidas como agentes que reduzem o colesterol, e estão entre os produtos mais vendidos deste tipo - indica o artigo.

A trituração dos dentes de alho inicia a formação de um composto chamado de alicina, que em exames de laboratório mostrou que impede a formação de colesterol. Mas os testes clínicos do alho como agente redutor do colesterol em humanos não deram resultados coerentes.

Para o estudo, Gardner e seus colegas usaram 192 adultos, com idades entre 30 e 65 anos, com níveis moderadamente altos de LDB (de 130 a 190 miligramas por decilitro), a partir de novembro de 2002.

Ao acaso, 49 participantes receberam uma dose de alho cru, 47 tomaram alho em pó, 48 tomaram outro suplemento de alho e 48 tomaram um placebo.

A quantidade de alho consumida nos três grupos foi equivalente a um dente por dia, seis dias por semana. A cada mês, os pesquisadores avaliaram os níveis de colesterol no sangue, em jejum, e a composição química dos suplementos foi verificada regularmente.

- Não houve efeitos estatisticamente significativos das três formas de alho sobre as concentrações de LDB - detalha o artigo.