ASSINE
search button

Ciclone 'Gamede' afasta-se da ilha de La Réunion deixando estragos

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - O ciclone 'Gamede' afastava-se neste domingo da ilha francesa de La Réunion (oceano Índico) deixando para trás grandes estragos, especialmente o desmoronamento de uma ponte que ligava o sul e o oeste, assim como nove feridos, sendo um com gravidade.

No final da tarde, cerca de 100 famílias continuavam sem energia elétrica e água, e 40 mil sem telefone. A rede de telefonia celular também sofreu avarias.

Com rajadas de vento de mais de 200 km/h e fortes chuvas, o ciclone causou estragos nas plantações.

Também teme-se que as chuvas previstas para os próximos dias agravem as cheias dos rios provocadas pelas chuvas causadas pelo "Gamede', com o conseqüente risco de mais inundações.

O prefeito regional de La Réunion, Pierre-Henry Maccioni, qualificou como 'prejuízo excepcional' a destruição da ponte, de 500 metros de comprimento, que liga o sul ao oeste da ilha e por onde cerca de 50 mil veículos trafegam diariamente. Sua reconstrução levará pelo menos dois anos.

O ferido gravemente foi um motorista que não respeitou o alerta vermelho ativado no sábado à tarde, por conta da passagem do ciclone a cerca de 200 quilômetros do litoral, e que acabará amanhã de manhã.