ASSINE
search button

Foguete russo explode após lançamento de plataforma flutuante

Compartilhar

Agência EFE

MOSCOU - Um foguete Zenit-3SL que devia pôr em órbita o satélite de comunicações NSS-8 explodiu instantes após sua decolagem de uma plataforma flutuante no Oceano Pacífico, informou nesta quarta-feira o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

- O foguete Zenit-3SL explodiu segundos depois do lançamento - disse um porta-voz do CCVE à agência Interfax.

O lançamento do Zenit-3SL estava sendo transmitido ao vivo via internet, mas a transmissão foi interrompida quando a nave se transformou numa enorme bola de fogo.

Fontes do consórcio internacional Sea Launch, responsável pelo lançamento, informaram que a explosão não causou vítimas nem danos à plataforma ou aos navios de apoio.

As fontes não adiantaram possíveis causas para a explosão do foguete e anunciaram a criação de uma comissão de especialistas para investigar os motivos do acidente.

Foi o quarto lançamento fracassado deste tipo de foguete, fabricado por empresas da Rússia e Ucrânia. A decolagem havia sido adiada várias vezes devido ao mau tempo.

O satélite NSS-8, construído pela Boeing, estava destinado a fornecer serviços de comunicação a países da Europa, África, Oriente Médio e Ásia.