ASSINE
search button

Astronautas iniciam caminhada espacial para reformas na estação

Compartilhar

REUTERS

CABO CANAVERAL - O comandante da Estação Espacial Internacional e uma engenheira de vôo deixaram o complexo nesta quarta-feira para dar início ao primeiro dos três passeios espaciais para montar um novo sistema de resfriamento. É o trabalho mais ambicioso a ser tentado pela Nasa na estação sem que haja uma tripulação de ônibus espacial presente.

- Vejo vocês em algumas horas - disse a astronauta Sunita Williams ao cosmonauta russo Mikhail Tyurin, que ficou a bordo. - Boa sorte - respondeu Tyurin. É o segundo passeio espacial de Williams e o sétimo do comandante Michael Lopez-Alegria. Os dois retomarão trabalhos iniciados em dezembro, durante a mais recente missão de ônibus espacial à estação.

Aquele vôo deixou o complexo com uma nova rede elétrica e encanamento para substituir o sistema de resfriamento atual da ISS. As reformas são necessárias para preparar a estação para os novos módulos, construídos pela Agência Espacial Européia e pelo Japão.

A estação é um projeto multinacional do qual o Brasil também faz parte, junto com Canadá, Japão e 11 países da Agência Espacial Européia, além de Rússia e EUA.