ASSINE
search button

"Atlantis' decola dia 15 de março rumo à estação espacial

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - O ônibus espacial 'Atlantis' partirá no dia 15 de março numa missão para continuar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), confirmaram nesta terça fontes da Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (Nasa).

A missão STS-117 começará um dia antes do previsto inicialmente. Os preparativos continuaram hoje sem problemas, afirmaram as fontes da agência espacial americana.

A nave já passou pelas revisões gerais e será instalada junto ao tanque externo na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, dia 7 de fevereiro.

Durante sua permanência junto ao complexo em órbita, os astronautas do 'Atlantis' instalarão uma viga e um painel solar.

Segundo a Nasa, os tripulantes aproveitarão a experiência das duas missões anteriores.

- Temos a sorte de seguir os tripulantes das duas missões anteriores. Quase tudo funcionou bem e, quando houve erros, aprendemos com eles - disse Rick Sturckow, que será o comandante da STS-117.

Os outros tripulantes da missão são o piloto Lee Archambault e os especialistas James Reilly, Patrick Forrester, Steven Swanson e John Olivas.

A ISS é uma empresa conjunta na qual, além da Nasa, tem a participação da Agência Espacial Européia, Rússia, Japão, Canadá e Brasil.