ASSINE
search button

Espessura das geleiras se reduz entre 2 e 3% ao ano

Compartilhar

Agência EFE

GENEBRA - As geleiras de todo o mundo perderam anualmente cerca de 1% de sua superfície, durante os últimos 25 anos, ritmo que vem subindo nos últimos tempos para entre 2% e 3%, informou nesta segunda-feira o Serviço de Observação Mundial de Geleiras (WGMS).

- Em apenas 20 anos, a espessura do gelo das geleiras se reduziu em cerca de 10 metros (medidos em seu equivalente em água), o que supõe uma perda de aproximadamente 20% - explicou à Efe um especialista da organização, que colabora com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (UNEP).

Segundo seus dados, obtidos por meio da observação sistemática de 80 geleiras de todo o mundo, se observa uma constante perda de massa de gelo desde 1980.

Mas o que mais preocupa os cientistas do WGMS é que, desde 2000, a perda anual foi de uma média de 0,6 metros equivalentes de água, 1,6 vezes a mais do que o medido na década anterior, e 3 vezes mais do que nos anos 80.

Embora o organismo ainda não tenha dados disponíveis de 2006, analistas asseguram que, em muitos lugares do mundo, este foi o ano mais quente da história, o que faz prever que será mantida a tendência de aceleração registrada nos últimos anos.

Sobre esses dados, o subsecretário-geral do UNEP, Achim Steiner, indicou que 'evidenciam as rápidas mudanças ocorridas recentemente no planeta, como resultado da mudança climática'.

Nesse sentido, lembrou que as geleiras são uma importante fonte para rios que terminam fornecendo de água para consumo, para a agricultura e para a indústria.