ASSINE
search button

Ranking de marcas fortes traz Google, YouTube e Wikipedia

Compartilhar

Agência EFE

SAN FRANCISCO - O Google, o YouTube e o Wikipedia estão entre as cinco marcas mais impactantes de 2006, segundo a pesquisa anual da revista 'Brandchannel.com', divulgada nesta sexta-feira.

Um pouco mais de 3.600 estudantes e profissionais de publicidade elegeram o Google a marcas mais influente do ano, na frente da Apple, a fabricante dos famosos iPod.

A surpresa foi a colocação do site de compartilhamento de vídeos YouTube, que o Google comprou em outubro do ano passado e que apareceu em terceiro lugar.

O Wikipedia, a popular enciclopédia online, alcançou a quarta posição no ranking, enquanto a Starbucks apareceu em quinto.

- A estréia destes recém chegados - YouTube, no terceiro lugar, e Wikipedia, no quarto - mostra uma tendência, o crescente impacto de marcas online que se baseiam no conteúdo gerado pelos usuários - disse Anthony Zumpano, editor da 'Brandchannel.com', num comunicado.

Outras marcas citadas pelos entrevistados foram a MySpace - site relacionamentos - e a 'Al Jazira' - rede de TV.

A pesquisa não leva em conta o impacto econômico, isto é, o valor atribuído a uma marca, nem se o impacto da marca é positivo ou negativo.

Os cinco primeiros lugares no ranking europeu foram ocupados pela gigante sueca de móveis Ikea, o Skype - que permite que se faça ligações pela internet -, a marca de roupa Zara e a de esportes Adidas.