ASSINE
search button

Lançamento do foguete Soyuz-2 é adiado para sábado

Compartilhar

EFE

MOSCOU - O lançamento do foguete russo Soyuz-2, que decolará com um satélite de telecomunicações da base de Plesetsk, no noroeste da Rússia, foi adiado para sábado, anunciou nesta sexta-feira o serviço de imprensa das Forças Espaciais russas.

- O adiamento do lançamento se deve à detecção de uma falha no comando informatizado do bloco acelerador Fregat do foguete portador, disse Alexei Kuznetsov, porta-voz das Forças Espaciais, responsáveis da operação.

O novo foguete portador da série Soyuz está em fase de testes práticos e as falhas dessa natureza 'não representam nada de extraordinário', afirmou Kuznetsov, citado pela agência 'Interfax'.

Será o terceiro lançamento dos mísseis de três fases, criados sob encomenda do Ministério da Defesa e da agência espacial russa Roscosmos, disse o porta-voz. O bloco acelerador Fregat tem a missão de colocar em órbita vários tipos de satélites.

O satélite Meridian, que será lançado com o Soyuz-2 e colocado em órbita pelo Fregat, deve garantir a comunicação entre os navios que navegam no Ártico e os aviões que operam nessa região com as estações de controle na parte russa do litoral do oceano Glacial.

Outra função do Meridian é ampliar a rede de telecomunicações nas regiões russas do Ártico, na Sibéria e no extremo leste