ASSINE
search button

Desenvolvido remédio contra câncer sem efeitos da quimioterapia

Compartilhar

EFE

WASHINGTON - Cientistas americanos identificaram um remédio que interrompe o fluxo de sangue que alimenta os tumores cancerígenos sem os efeitos da quimioterapia, informou nesta quinta-feira a revista 'New England Journal of Medicine'.

Os cientistas do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas afirmaram que se trata do Avastin, um anti-angiogênico, o que significa que tem a propriedade de prevenir a formação de novos vasos sanguíneos, fabricado pela farmacêutica Genentech.

Este remédio prolongou a vida dos pacientes com câncer de pulmão em pelo menos dois meses, graças a sua função anti-angiogênica, que detém o crescimento tumoral, afirmou o relatório dos cientistas.

O câncer de pulmão é um dos mais fatais, e os pacientes geralmente morrem cinco meses após a confirmação do diagnóstico.

- Esta é uma boa notícia para os pacientes com câncer pulmonar: poderão viver mais tempo e os efeitos secundários do Avastin são diferentes dos da quimioterapia convencional - disse Joan Schiller, diretora de hematologia do Centro Médico Southwestern em uma declaração.

A especialista acrescentou que, além de impedir o fluxo de sangue para os tumores, o Avastin também mantém saudáveis os vasos capilares e permite propagar de melhor forma os outros remédios na massa tumoral.

- Há vinte anos, achávamos que não haveria tratamento para ajudar os pacientes com câncer de pulmão avançado - disse Schiller. - Agora, encontramos este remédio Avastin, que também pode aumentarr a sobrevivência - acrescentou.