ASSINE
search button

Aeroporto de Jacarta inaugura identificação pela íris

Compartilhar

Reuters

JACARTA - O movimentado aeroporto internacional de Jacarta, na Indonésia, inaugurou nesta quinta-feira um sistema de identificação pela íris, voltado para passageiros dispostos a pagar cerca de 200 dólares por ano para evitar as longas filas nos postos de imigração.

Pelo programa 'Safira', passageiros frequentes se registram junto às autoridades migratórias, pagam uma taxa anual e se submetem a uma identificação eletrônica de ambos os olhos. Segundo as autoridades, é possível identificar uma pessoa pela íris da mesma forma que a identificação ocorreria pelas impressões digitais.

Ao chegar ao terminal, basta o usuário colocar um dos olhos no aparelho para ser autorizado a passar, um processo que deve levar cerca de dez segundos.

A empresa indonésio-holandesa por trás do projeto diz que o principal atrativo do programa é sua conveniência, embora também seja possível que a facilidade dos usuários cadastrados deixe as autoridades com mais tempo para identificarem, pelos meios habituais, outros passageiros que possam representar ameaças à segurança.

Autoridades australianas e norte-americanas alertaram nesta semana para a possibilidade de ataques contra alvos ocidentais na Indonésia durante as festas de fim de ano. O país está relativamente calmo, sem grandes ataques desde o atentado suicida em Bali, em outubro de 2005.

- O governo sempre toma medidas de precaução para garantir viagens seguras dentro da Indonésia, para afinal obter a confiança da comunidade internacional, disse Hamid Awaludin, ministro da Lei e dos Direitos Humanos, na cerimônia de inauguração do novo sistema.

Um porta-voz disse que 550 passageiros já se cadastraram no serviço, oferecido pelo grupo Schiphol, que opera o principal aeroporto da Holanda, e pela estatal indonésia PT (Persero) Angkasa Pura II, que gerencia os aeroportos locais.

Os operadores pretendem ampliar o sistema para outros aeroportos indonésios e esperam atrair pelo menos 20 mil usuários, a maioria cidadãos locais. Um sistema semelhante na Holanda já tem 33 mil usuários