ASSINE
search button

Réptil raro com duas cabeças é encontrado na China

Compartilhar

AFP

PARIS - Um esqueleto de um bebê réptil com duas cabeças, com cerca de 120 milhões de anos e que representa a prova mais antiga da existência desta má-formação conhecida entre os lagartos, serpentes e tartarugas, foi descoberto na China, anunciou nesta quarta-feira uma equipe de cientistas franco-chinesa.

Este esqueleto de sete centímetros de comprimento pertencia ou a um embrião ou a um recém-nascido, afirmaram o paleontólogo Eric Buffetaut, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) francês e seus colegas, Haiyan Tong (pesquisador independente), Jianjun Li (Museu de História Natural de Pequim) e He Zhang (Museu paleontológico de Shenzhen), num artigo publicado nas Biology Letters da Royal Society britânica.

É comparável, acrescentam eles, a outros fósseis minúsculos de coleções do Museu de Shenzhen (sul da China), considerados como as formas embrionárias ou juvenis dos répteis aquáticos com pescoço longo, como o hidrassauro. Este réptil incomum foi encontrado na formação geológica Yixian (nordeste da China), célebre pelas jazidas de "Jehol Biota" do Cretáceo inferior (cerca de 120 milhões de anos), quando se originaram os dinossauros com plumas.

Sabendo que pessoas mal intencionadas tentam lucrar com as riquezas extraordinárias dessas jazidas para apresentar peças fora do comum, os cientistas submeteram o pequeno fóssil a uma análise quase policial, à procura dos menores sinais de fissura ou de colagem, antes de registrá-lo. - Não há dúvidas de que o fóssil é autêntico, disse Buffetaut.

O animal tinha uma má-formação, a "bifurcação axial", relativamente freqüente nos répteis de hoje. Quase 400 serpentes bicéfalas foram registradas, algumas - assim como várias tartarugas com duas cabeças - viveram alguns anos em cativeiro.

"Mas", afirmou Eric Buffetaut, esta - é a primeira vez que registramos esse fenômeno num fóssil. Não é surpreendente: de um lado, o número absoluto de casos é muito limitado e, de outro, são necessárias circunstâncias bastante excepcionais para que um animal se fossilize. A descoberta de um esqueleto deste tipo era mais do que improvável!