ASSINE
search button

Bactérias do intestino podem influir na propensão à obesidade

Compartilhar

EFE

LONDRES - A quantidade de bactérias presentes no intestino pode influir na propensão de uma pessoa a ter obesidade, segundo uma pesquisa publicada nesta semana pela revista científica britânica 'Nature'. O trato intestinal abriga dois grupos dominantes de bactérias benéficas, as Bacteroidetes e as Firmicutes, que ajudam o organismo a digerir os alimentos. Um grupo de cientistas americanos estabelece no artigo publicado pela 'Nature' que a proporção de Bacteroidetes é menor nas pessoas obesas em comparação às pessoas magras.

A proporção de Bacteroidetes aumenta quando as pessoas obesas fazem dieta, o que sugere - de acordo com os especialistas - que "a obesidade tem um componente microbiano, o que poderia ter implicações terapêuticas potenciais". Os cientistas, comandados por Jeffrey Gordon, estudaram a relação entre bactérias intestinais e gordura corporal em doze pessoas com problemas de obesidade, que fizeram uma dieta pobre em gorduras e carboidratos, e compararam os resultados com os obtido de outros doze voluntários magros.

Os pesquisadores controlaram a composição das bactérias intestinais das pessoas que tinham problemas de obesidade durante um ano. Antes de começar a dieta, os participantes obesos tinham menores níveis de Bacteroidetes e maior número de Firmicutes que os voluntários magros. À medida que perdiam peso, a quantidade de Bacteroidetes crescia, independente da dieta à qual se submetiam.

- A manipulação dos grupos de bactérias dos intestinos poderia oferecer outro enfoque no tratamento da obesidade - dizem os cientistas no artigo.