ASSINE
search button

Vacina contra a aids será testada em humanos

Compartilhar

EFE

PEQUIM - A segunda vacina chinesa contra a aids começará a ser testada em humanos no próximo ano, após as boas perspectivas mostradas pelas provas em macacos, anunciaram seus responsáveis, citados nesta segunda-feira pelo jornal Novo Pequim.

A Administração Estatal de Supervisão de Drogas e Alimentos já deu seu sinal verde para os testes da nova vacina e no começo de 2007 será iniciada a seleção de voluntários, especialmente entre universitários, afirmou Shao Yiming, analista do Centro de Controle de Doenças da China.

Em agosto, a primeira vacina chinesa contra a aids superou a primeira fase de testes clínicos, nos quais mostrou que é segura e "pode ser eficaz", segundo fontes governamentais. O desenvolvimento da nova vacina é de responsabilidade do Centro de Controle de Doenças e do Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, cidade onde serão realizados os testes clínicos.

Segundo disse recentemente Stephen Lewis, enviado especial da ONU para a aids, a vacina é "a única cura" para a doença, apesar do fato de que ela não estará pronta antes de 2016. Nos 25 anos de história da doença, foram desenvolvidas cerca de 120 vacinas, mas só uma delas completou as três fases de análise, embora finalmente tenha se mostrado ineficaz na proteção contra o vírus