ASSINE
search button

Pedra com hieróglifos revela o passado de Carnac

Compartilhar

AFP

CAIRO - O Egito anunciou neste domingo a descoberta de uma pedra gravada com hieróglifos que data do século XII antes de Cristo e traz novos elementos sobre o templo de Carnac, o mais antigo do mundo.

As 17 linhas cinzeladas relatam as conquistas do Grande Sacerdote Bak En Jonso e suas contribuições ao templo de Carnac.

Esta descoberta, realizada por uma equipe de arqueologistas egípcios em Luxor (sul) também dá detalhes sobre a árvore genealógica do Grande Sacerdote.

- É muito importante porque nunca soubemos nada de Bak En Jonso, declarou Zahi Hawass, responsável pelo Conselho Supremo de Antiguidades. - Isto reconstruirá a história e enriquecerá nossa compreensão de Carnac, acrescentou.

Bak En Jonso viveu durante o reinado do faraó Sethnajt, fundador da XX dinastia. O Grande Sacerdote, a segunda pessoa mais importante do reino, fazia oferendas em nome do faraó e presidia rituais. - Ainda restam muitos tesouros sob a terra, afirmou Hawass, que estima em 70% o percentual das antiguidades egípcias a serem ainda descobertas