ASSINE
search button

Japão lança seu maior satélite de comunicações

Compartilhar

EFE

TÓQUIO - O Japão lançou nesta segunda-feira com sucesso seu maior satélite de comunicações da base de Tanegashima, no extremo sul do país, depois de adiar o lançamento por dois dias devido ao mau tempo, segundo a imprensa local.

O décimo primeiro foguete da série H2-A lançado pela Agência Aeroespacial de Prospecção japonesa colocará em órbita o satélite "Kiku Number 8", de 5,8 toneladas, qualificado pelo organismo como uns dos maiores satélites estacionários do mundo.

Segundo a imprensa japonesa, o motivo do cancelamento foi o temor de que uma camada de gelo presente nas nuvens em cima do local de lançamento pudesse se chocar com os instrumentos eletrônicos.

O "Kiku Number 8" foi criado para testar a capacidade de comunicações entre um dispositivo do tamanho de um telefone celular colocado em terra e um satélite que cobre todo o arquipélago japonês.

O foguete anterior da série H2A, lançado em setembro, colocou em órbita o terceiro de quatro satélites destinados a espionar a Coréia do Norte. Em 5 de julho, o regime norte-coreano lançou vários mísseis balísticos sobre o Mar do Japão.