ASSINE
search button

Dois gansos morrem de gripe aviária em zoológico de São Petersburgo

Compartilhar

EFE

SÃO PETESBURGO (RÚSSIA) - Dois gansos morreram infectados por gripe aviária no zoológico de São Petersburgo, no primeiro caso da epizootia registrado na Rússia em meses, informou nesta segunda-feira a agência digital 'Fontanka.ru'.

- Quase não existem possibilidades de que a variante da gripe aviária detectada nos gansos seja perigosa para os seres humanos, disseram fontes hospitalares.

Os dois gansos mortos foram achados por um tratador no último dia 8. A direção do zôo e as autoridades sanitárias locais tentaram encobrir o caso desde então.

Os funcionários que entraram em contato com as aves mortas já foram vacinados, enquanto o zoológico fechou suas portas hoje para desinfetar as instalações.

O primeiro caso de gripe aviária na Rússia foi detectado em julho de 2005 na Sibéria. A epidemia se propagou para a parte européia do país três meses depois, à república budista de Calmúquia, banhada pelo Mar Cáspio.

Posteriormente, na república russa do Daguestão, no Cáucaso Norte, foram encontradas aves mortas pela variante H5N1 do vírus da gripe aviária, cepa que pode ser letal para os humanos.

Segundo as autoridades sanitárias, a gripe aviária chegou ao território russo através do Cazaquistão e proveniente do noroeste da China