ASSINE
search button

Bom humor faz bem à criatividade e mal à concentração

Compartilhar

AFP

PARIS - Se você está prestes a participar de uma sessão de brainstorming e quer ser o mais criativo possível, você deve recorrer a músicas que elevem seu astral, sugere um estudo que será publicado nesta segunda-feira. Mas, por outro lado, se a intenção é se concentrar, o melhor é se sentir assustado.

Um grupo de cientistas canadenses que estuda como o humor afeta nossos processos mentais descobriu que o bom humor parece melhorar nossa habilidade de pensar lateralmente. Ao contrário, eles presumem que a visão aguçada associada ao medo e à ansiedade pode ser valiosa quando se trata de tarefas que exigem uma atenção concentrada em detalhes.

Os mecanismos ocultos ainda são desconhecidos, mas no estudo que será publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas sugerem que o fenômeno pode ter algo a ver com a forma como nosso humor afeta a forma como processamos as informações.

- Achamos que o mecanismo oculto é a seleção, a forma pela qual filtramos informações, disse Adam Anderson, professor assistente de psicologia da Universidade de Toronto, no Canadá, e autor do estudo. - Se a atenção é como um holofote, então o bom humor amplia este holofote, enquanto um humor negativo o estreita e muito, explicou.

Para testar esta teoria, Anderson estudou como um grupo de 24 estudantes universitários se saíam em duas tarefas: um problema criativo que exigia associações de palavras incomuns e um exercício visual que exigiu dos voluntários ignorar informações que os distraíssem.

Os voluntários realizaram as tarefas várias vezes, com humor positivo, negativo e neutro. Para estimular o humor dos voluntários, os cientistas usavam música: uma versão jazzística do "Concerto de Brandenburg nº3", de Bach, para induzir o bom humor, e um trecho em velocidade baixa de "Alexander Nevsky", de Prokofiev, para estimular um humor negativo.

Para estimular um humor neutro, os cientistas recitaram uma lista de fatos e estatísticas sobre o Canadá. Nas tarefas de associação de palavras e solução de problemas, o bom humor mostrou uma melhora no desempenho, mas este piorou no teste visual, com indivíduos em estado de felicidade tornando-se mais facilmente passíveis de distração por estímulos periféricos do que aqueles em estado de tristeza.

- Quando as pessoas estão de bom humor, elas tendem a ter um filtro bastante abrangente, o que estimula um tipo de pensamento global ou intuitivo, disse Anderson. - Um filtro amplo ajuda no jogo de associação de palavras porque se leva em conta muita informação, mas este tipo de atenção aberta ou difusa pode ser ruim em situações que demandam foco, acrescentou.

Anderson disse que diferentes estados de humor melhoram o desempenho de formas diferentes, - e a concentração intensa pode não ser a melhor ferramenta para a solução de problemas. - De fato, se você tem dificuldades em resolver um problema, pode ser mais sábio parar o que está fazendo e se dedicar a alguma atividade divertida para então tentar novamente, sugeriu