ASSINE
search button

Astronautas preparam saída para consertar painel solar

Compartilhar

Reuters

LOS ANGELES - Astronautas estão preparados para saírem nesta segunda-feira da Estação Espacial Internacional a fim de soltarem um painel solar que emperrou do lado de fora. A caminhada espacial não estava prevista e vai adiar em um dia a permanência do ônibus espacial Discovery.

Robert Curbeam e Christer Fuglesang tentarão liberar os trilhos por onde corre o painel de 33 metros. Esse painel, semelhante a uma persiana sanfonada, deveria se encaixar num espaço de 50 centímetros de profundidade que fica na base da estrutura.

Na semana passada, na primeira tentativa de realizar a operação, o painel se dobrou apenas o suficiente para permitir o trabalho principal da missão, a reforma no sistema elétrico da estação.

A construção da estação deve estar concluída até 2010, mas já foi interrompida durante dois anos por causa da explosão do ônibus Columbia, em 2003. Para cumprir o prazo antes de aposentar a linha de ônibus espaciais, a Nasa precisará fazer mais 13 missões com esse veículo.

A quarta caminhada espacial da atual missão começa às 17h12 (hora de Brasília) e deve durar de quatro a seis horas.

Um braço robótico da estação colocará Curbeam em posição de inspecionar e soltar as alças que atrapalham os trilhos no qual o painel deveria correr.

Ele usará ferramentas presas em fita isolante para mexer nos trilhos, empurrar as pontas do painel e girar as alças a fim de tentar liberar a peça, enquanto os controladores da missão tentarão lentamente retrair o painel por controle remoto.

Fuglesang, que ficará postado na base da estrutura, vai tirar fotos e, se necessário, chacoalhará a peça com as mãos para ajudar. A técnica já funcionou no sábado, quando Curbeam saiu com Sunita Williams, mas era muito demorada.

Cerca de um terço do painel continua fora da caixa. A peça precisa ser totalmente retraída a fim de que seja levada para outro ponto da estação.

Com a quarta caminhada espacial na mesma missão, Curbeam baterá um recorde. Para ele, a saída de segunda-feira é mais desafiadora porque não houve treino específico em terra. Apesar disso, ele se disse otimista.

As fotos e dados recolhidos desta vez servirão para tentar evitar que o problema se repita no painel que fica do outro lado da estação, a ser movido em 2007