ASSINE
search button

Astronautas saem da estação espacial outra vez

Compartilhar

EFE

WASHINGTON - Os astronautas Christer Fuglesang, da Agência Espacial Européia, e Robert Curbeam, dos Estados Unidos, sairão segunda-feira da estação orbital internacional para outra tentativa de colocar um painel solar atolado. A Nasa acrescentou uma quarta caminhada espacial entre as 16h47 de segunda e 23h17 terça-feira, horário de Brasília.

Fuglesang e Curbeam já realizaram na quinta-feira outra caminhada durante a qual instalaram cabos para a nova rede de eletricidade de metade da Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a cerca de 380 quilômetros da Terra.

Curbeam saiu novamente da ISS no sábado, com Sunita Williams, para completar a operação com os cabos elétricos na outra metade da ISS, que agora ficou pronta para a conexão de novos painéis solares que duplicarão a provisão de energia à estação espacial. Os astronautas que chegaram à ISS na nave Discovery e os inquilinos da estação lidaram com controles mecânicos e fizeram esforços manuais para dobrar um painel solar que será retirado de serviço. A adição de um dia às três programadas, adiará até terça-feira o desacoplamento da ISS e da 'Discovery', cujo retorno à Terra está previsto para sexta-feira.