ASSINE
search button

Astronautas saem de Estação Espacial Internacional

Compartilhar

EFE

WASHINGTON - Os astronautas Sunita Williams e Robert Curbeam saíram da Estação Espacial Internacional (ISS) para realizar ajustes em seu exterior, na terceira e última caminhada programada para a missão da nave Discovery.

- Parece que está escuro aqui fora - disse Williams, quando abriu a escotilha do compartimento Quest, às 17h25 (de Brasília), 12 minutos antes da hora programada para o início de sua saída da ISS, que orbita a 385 quilômetros da Terra.

Durante as próximas seis horas, Williams e Curbeam completarão a extensão de cabos do sistema de eletricidade da ISS. Se houver tempo, tentarão também instalar um painel solar.

- Bem-vinda ao clube! - disse o veterano astronauta Curbeam a Williams, que fez hoje sua primeira saída ao espaço.

Williams chegou esta semana a bordo da Discovery, e ficará durante meses como terceira tripulante da ISS. Curbeam, que já participou em 1997 da missão da Discovery, e em 2001 na da Atlantis, tem acumulados 24 dias no espaço e 19 horas de caminhadas espaciais, em três jornadas no exterior das naves. A Nasa retomou as missões das naves - depois da catástrofe do Columbia, que custou a vida de sete astronautas em 2003 - para adiantar a construção da ISS, um projeto de US$ 100 bilhões, que conta com a participação de 16 nações. Cerca de 20 minutos após a saída, Curbeam teve que retornar ao compartimento Quest para ajustar as correias que os mantêm presos.