ASSINE
search button

Geleiras suíçaspodem desaparecer completamente em cem anos

Compartilhar

ANSA

GENEBRA - As geleiras suíças perderam entre 3% e 4% de volume durante o verão de 2006 e a situação parece apenas piorar: - dentro de uma década, cerca de 20% das geleiras na suíça desaparecerão e o restante pode derreter completamente no prazo de cem anos, segundo o especialista suíço, Martin Funk.

A evolução em curso terá importantes conseqüências para a fauna e flora alpinas, disse Funk, professor de glaciologia da escola Politécnica Federal em Zurique, em entrevista à agência de notícias suíça ATS. Uma centena de geleiras está sob observação na Suíça, mas a avaliação dos dados colhidos entre agosto e outubro só será concluída em janeiro.

- É certo, porém, que todas as geleiras perderam volume, afirmou Funk. Para o especialista, o desaparecimento da geleira dará espaço ao surgimento de novos animais e plantas no futuro. Mas, acima de tudo, poderia provocar a falta de água, que vem das imensas massas de gelo, podendo implicar - conseqüências negativas para os vales.

Segundo os dados da Academia Suíça das Ciências Naturais, as geleiras continuaram perdendo seu volume nos últimos anos: para o período de 2004 a 2005, 84 das 91 geleiras sob observação sofreram uma redução em suas dimensões e apenas sete permaneceram iguais