ASSINE
search button

Expectativa para o leilão das lâmpadas originais de Edison

Compartilhar

EFE

LONDRES - As 23 lâmpadas usadas por Thomas Alva Edison no julgamento de 1890 para defender a patente da invenção foram mostradas nesta sexta-feira pela primeira vez ao público na casa de leilões Christie's de Londres.

A coleção de lâmpadas, que tem um preço estimado em £ 300 mil (¬ 444 mil ou US$ 591 mil), é o lote em destaque de um extraordinário leilão dedicado aos grandes feitos da história da ciência que será realizado em 13 de dezembro.

Um porta-voz da Christie's disse à Efe que é 'difícil' prever que preço possa alcançar as lâmpadas porque 'nunca antes se havia leiloado algo parecido'.

As históricas lâmpadas integram os 200 artigos (livros, manuscritos, instrumentos, fotos etc.) que serão oferecidos, entre os quais se destaca também o primeiro ensaio de Albert Einstein (1879-1955).

As 23 lâmpadas de Edison (1847-1931), incluem um diodo que se antecipa em 21 anos à patente de seu colega Ambrose Fleming (1849-1945).

As valiosas lâmpadas foram descobertas por acaso na cobertura de uma casa dos Estados Unidos, cuidadosamente guardadas dentro de um estojo de madeira que ainda conservava a chave original.

A invenção da lâmpada se atribuiu tradicionalmente a Edison, que conseguiu para ela nos EUA a patente número 223.898 em 27 de janeiro de 1880.

Outros dispositivos incandescentes também são conhecidos, como o de Joseph Swan (1828-1914), que patenteou sua própria invenção no Reino Unido em 1878.

Tanto Swan como Edison comercializaram com sucesso suas invenções cada um de um lado do Atlântico, mas o americano passou boa parte da década seguinte defendendo perante os tribunais sua patente.

O chamado 'Julgamento por Infração de Patentes de Edison' foi promovido pela Edison Electric Light Company contra a United States Electric Light Company e durou vários anos.

O desenlace aconteceu finalmente em 1890 pelas provas que apresentou Edison, ou seja, as lâmpadas que serão leiloadas em Londres.

Depois do julgamento, dois magnatas americanos, J.P. Morgan e Henry Villard, conduziram a fusão entre a empresa de Edison e a companhia Thomson-Houston, que deu lugar ao gigante industrial General Electric