ASSINE
search button

Lançamento do Discovery é confirmado para hoje

Compartilhar

EFE

WASHINGTON - A Nasa confirmou que o ônibus espacial Discovery partirá nesta quinta-feira para uma missão de 12 dias para continuar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), apesar da ameaça de mau tempo na região do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

A missão, considerada uma das mais importantes na construção do complexo que gira em torno da Terra a quase 400 quilômetros de distância, tem entre seus objetivos principais a realização de uma revisão do sistema elétrico.

- Nenhum problema técnico deve impedir o lançamento, previsto para as 21h35 (0h35 de sexta-feira de Brasília), afirmou Jeff Spaulding, diretor de testes da Nasa.

Spaulding falou com os jornalistas após algumas revisões dos sistemas da nave. - O Discovery e sua tripulação estão a ponto de embarcar numa das missões mais complicadas até agora, e tenho prazer em dizer que o veículo está pronto, completou.

Kathy Winters, encarregada de estudos meteorológicos da Nasa, admitiu que, no momento, a maior dúvida para a missão é uma frente fria que se aproxima da área do Cabo Canaveral.

Essa frente aumentaria em 60% as probabilidades de o lançamento não acontecer. As variações do tempo também são um problema em Istres, na França, local designado para um pouso de emergência.

O período da Nasa para o lançamento do ônibus espacial vai até 17 de dezembro. Caso isso aconteça, a missão terá de ser adiada para o ano que vem.

As más condições do tempo na zona central da Flórida devem permanecer assim na sexta-feira e no sábado, e devem melhorar até terça, quando o tempo melhorará.

As autoridades da Nasa qualificaram a última missão do ano das naves como uma das mais importantes desde a retomada da construção do complexo espacial, em meados deste ano.

- O que torna esta missão especialmente única é o fato de que vamos renovar a instalação elétrica de toda a estação espacial, manifestou Mark Polansky, comandante do Discovery.

Desde que entrou em órbita, em 1998, a estação espacial funcionou com um sistema elétrico provisório, mas os tripulantes do Atlantis instalaram em setembro dois novos painéis solares pendentes de conexão para iniciar um novo sistema de energia.

Para fazer isso, o plano da missão inclui dois passeios espaciais de astronautas especialistas. Além de Polansky, os outros membros da tripulação são o piloto William Oefelein, os especialistas Robert Curbeam, Joan Higginbotham, Nicholas Patrick e Christer Fuglesan, e os engenheiros de vôo Sunita Williams e Thomas Reiter - este último astronauta sueco da Agência Espacial Européia (ESA).

A Nasa prevê outras 14 missões de naves dos EUA até 2010, ano em que estas darão lugar a naves de maior envergadura e capacidade de carga, que representarão o primeiro passo de um possível veículo para futuras viagens à Lua e a Marte