ASSINE
search button

Agência Espacial Brasileira abre vagas para estudos em gravidade zero

Compartilhar

Agência JB

RIO - A Agência Espacial Brasileira abriu vagas para pesquisadores brasileiros interessados em realizar estudos em microgravidade. Para participar, os cientistas devem observar as informações contidas no Anúncio de Oportunidades do Programa.

As inscrições referem-se a experimentos em vôo suborbital - foguete de sondagem VSB-30 - e em vôo orbital - Estação Espacial Internacional (ISS). Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por representantes da agência, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) e da Academia Brasileira de Ciências.

Entre os critérios de seleção estão o mérito científico e tecnológico, equipe envolvida, viabilidade técnica e que a realização do projeto seja compatível com a realização do vôo.

De acordo com assessoria de imprensa da ABE, as pesquisas realizadas nesse ambiente são capazes de revelar comportamentos que a gravidade terrestre mascara. Os estudos em gravidade zero são feitos no Brasil desde a década de 60. As pesquisas mais recentes foram foram feitas durante um vôo com foguetes de sondagem em 2002, na operação Cumã.

Mais informações sobre as informações contidas no Anúncio de Oportunidade do Programa e prazos de envio dos projetos podem ser obtidas no endereço eletrônico www.aeb.gov.br