ASSINE
search button

R.Unido quer obrigar empresas a negociarem emissões de C02

Compartilhar

EFE

LONDRES - O Governo britânico pretende obrigar empresas, supermercados, universidades, cadeias hoteleiras e ministérios a participarem de um mecanismo de troca de emissões de C02.

Segundo o jornal 'The Guardian', o Governo exigirá às empresas uma redução de suas emissões dos gases que causam o efeito estufa ou, como alternativa, a compra de 'permissões para poluir' acima do limite de outras companhias que não tenham chegado ao mesmo nível.

O plano em questão, que será o eixo central de um projeto de lei sobre mudança climática previsto para o próximo ano, seria de cumprimento obrigatório para 5 mil empresas e organizações não incluídas atualmente em um mecanismo similar em vigor na União Européia.

O plano do Governo afetaria todas as organizações e empresas com contas de luz anuais de mais de £ 250 mil (¬ 370 mil) ou com um consumo elétrico superior a 3 mil megawatts.

As 5 mil empresas em questão emitem em conjunto 15 milhões de toneladas de CO2, mais de 25% das emissões anuais dos setores público e privado do país.

O ministro do Tesouro, Gordon Brown, que pretende suceder Tony Blair em um ano no cargo de primeiro-ministro, pretende conceder credenciais ecológicas aumentando os impostos 'verdes' no setor aéreo e nas viagens por estrada.

A organização ecologista Amigos da Terra não parece, no entanto, convencida disso. Segundo seus cálculos, em 1997, ano da chegada dos trabalhistas ao poder, os impostos ecológicos representavam 9,5% do total, enquanto em 2005 tinham caído a 7,7%.

Apesar das reiteradas promessas do Governo de Tony Blair de reduzir as emissões de dióxido de carbono, a organização denuncia que estas aumentaram com os trabalhistas no poder.

Os Amigos da Terra querem que se estabeleçam incentivos para a instalação de microgeradores de energia solar ou eólica e um imposto de 3.000 euros para os automóveis mais poluentes