ASSINE
search button

OMS pede maior acesso às vacinas para os países menos desenvolvidos

Compartilhar

EFE

BANGCOC (Tailândia) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta quarta-feira maior acesso às vacinas para que os países menos desenvolvidos possam combater de forma adequada as doenças de maior risco entre sua população.

O chamado foi feito pela diretora da Iniciativa para a Pesquisa de Vacinas da OMS, Marie-Paule Kieny, num simpósio realizado em Bangcoc com a presença de cem especialistas.

- Pode haver um atraso de 20 anos desde que uma vacina é introduzida nos Estados Unidos ou Europa até chegar aos países menos desenvolvidos, apontou Kieny.

Em seu discurso, a especialista da OMS destacou que está previsto que em 2009 se possa comercializar uma vacina contra o vírus da aids e que se disponha de outra contra a malária em 2011.

- Uma vacina contra a malária é algo que consideramos uma prioridade mundial', apontou Kieny.

Atualmente está em processo de desenvolvimento uma vacina contra a malária denominada RTTS, que deu resultados positivos durante os testes de imunização realizados em crianças de Moçambique.

Outro assunto abordado durante o seminário foi o desenvolvimento da vacina contra o vírus H5N1 da gripe aviária, que causou 154 mortes desde sua reaparição em 2003, a maior parte em países da Ásia.

- Esperamos que em um ano haja uma vacina contra o vírus H5N1 com licença para seu uso em humanos, indicou a funcionária da OMS