ASSINE
search button

Lâmpadas originais de Thomas Edison irão a leilão

Compartilhar

Reuters

LONDRES - Uma caixa contendo 23 lâmpadas usadas no processo judicial de 1890 em que Thomas Edison defendeu sua patente da invenção será posta em leilão na próxima semana, e a previsão é que seja arrematada por até 300 mil libras (600 mil dólares).

A casa de leilões Christie's informou que as lâmpadas desapareceram após a disputa em torno da patente norte-americana de número 223.898, e foram encontradas por acaso em 2002. Elas estavam em um sótão de uma casa nos Estados Unidos, dentro de sua caixa original de madeira, com a chave também original.

De acordo com sites dos Estados Unidos dedicados ao inventor e empresário norte-americano, a disputa judicial de 1890 entre a Edison Electric Light Company e a United States Electric Light Company foi um dos processos mais importantes do mundo envolvendo infração de tecnologia.

A disputa em torno de quem lucraria com lâmpadas desenvolvidas por uma série de cientistas durou vários anos e foi resolvida apenas quando John Howell, a testemunha chave de Thomas Edison, exibiu a caixa de lâmpadas, em 8 de julho de 1890, o que garantiu vitória ao inventor.

Pouco depois disso, o financista J.P. Morgan ajudou a organizar uma fusão entre a holding de Edison e uma empresa rival, formando o conglomerado General Electric Company.

A caixa de lâmpadas é o item mais importante do leilão que terá lugar em Londres em 13 de dezembro, e seu preço foi estimado em entre 200 mil e 300 mil libras.

Também serão oferecidos no leilão "Marcos da Ciência" o primeiro ensaio científico de Albert Einstein, um exemplar da primeira edição de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, e um manuscrito de Isaac Newton sobre alquimia