ASSINE
search button

Nasa quer estabelecer pequena colônia na Lua até 2020

Compartilhar

AFP

WASHINGTON - A Nasa pretende estabelecer uma pequena colônia de astronautas no pólo sul da Lua até o ano de 2020, no que será a primeira etapa de um ambicioso programa de exploração humana do Sistema Solar, anunciou a agência espacial americana.

O projeto da Nasa, revelado depois de consultas com 13 agências espaciais do mundo e com empresas privadas, prevê a instalação de um posto de vanguarda lunar como uma etapa para os astronautas em viajem rumo a Marte.

Esta colônia na Lua permitirá sobretudo extrair hidrogênio e oxigênio para produzir água e combustível para os motores das naves.

Como está concebida, esta vanguarda lunar começará com uma tripulação de quatro pessoas, que fará várias estadias de uma semana cada até que os módulos de habitação e de fornecimento de energia elétrica permitam missões prolongadas, que terão até 180 dias e prepararão as viagens à Marte, segundo um comunicado da Nasa.

- Esta estratégia permitirá aos países interessados neste projeto otimizar seus recursos financeiros e técnicos, contribuindo assim para coordenar o esforço que nos impulsionará nesta nova era de descoberta e de exploração, declarou Shana Dale, diretora da Nasa.

- As condições nos pólos lunares parecem ser mais favoráveis, particularmente o pólo sul que goza de uma longa exposição solar, ideal para a produção de eletricidade, acrescentou.

O presidente George W. Bush revelou em 2004 sua visão de exploração do espaço na qual os Estados Unidos previam enviar novamente astronautas à Lua e, depois, partir para a conquista de Marte. Os americanos estiveram no solo lunar pela última vez em 1972