ASSINE
search button

Yahoo e Reuters buscam fotos e vídeos de testemunhas oculares

Compartilhar

Reuters

NOVA YORK - O Yahoo, em parceria com a Reuters, convida o público a contribuir com fotos e vídeos de fatos noticiosos, criando mais um mecanismo para transformar espectadores em jornalistas amadores.

A companhia de mídia de Internet afirmou ter montado um sistema de contribuição chamado 'You Witness' ('Você testemunha') e trabalha com o grupo de notícias e informações Reuters, que editará e distribuirá para outros meios de comunicação as imagens selecionadas.

O Yahoo pretende oferecer as imagens enviadas por usuários como parte de pacotes temáticos a serem colocados no Yahoo News, que disponibiliza, atualmente, notícias de dezenas de empresas, como Associated Press, CNN e a própria Reuters.

Com centenas de milhões de câmeras instaladas em telefones celulares, os consumidores são capazes hoje de tirar fotos e gravar vídeos de alta qualidade.

O tsunami ocorrido no sul da Ásia, os atentados a bomba de Londres e o impacto do furacão Katrina em Nova Orleans são exemplos de como as pessoas presentes no lugar errado na hora certa podem registrar a história no momento em que acontece.

O Yahoo e a Reuters, que tem sede em Londres, elaboram um esquema para recompensar os contribuintes quando suas imagens forem escolhidas para ser divulgadas comercialmente, disseram as duas empresas.

A partir de terça-feira, os colaboradores poderão enviar fotos para o You Witness por meio de um link situado na página principal de notícias do site Yahoo (https://news.yahoo.com) ou para a Reuters no endereço https://www.reuters.com/youwitness.