ASSINE
search button

Nasa planeja construir base permanente na Lua

Compartilhar

Agência JB

WASHINGTON - A agência espacial dos Estados Unidos anunciou hoje que projeta construir uma base ocupada de maneira permanente na Lua, provavelmente em um dos pólos do satélite natural da Terra.

- O plano é ter uma base na Lua - assinalou Scott Horowith, administrador adjunto de prospecção da Nasa em entrevista coletiva por telefone, desde o Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas).

Até o momento não existe nenhum desenho dessa base nem foi determinado quando entraria em operação, assinalou. No entanto, fontes da Nasa indicaram que a construção da base seria realizada através de uma operação internacional e estaria pronta em 2024, quatro anos depois do previsto retorno do homem à Lua.

Horowitz acrescentou que a base será uma espécie de laboratório cientifico assim como um centro de testes para as tecnologias a serem utilizadas nas futuras viagens tripuladas para Marte. Segundo Doug Cooke, vice-administrador adjunto da Nasa, o local mais provável para iniciar a construção da base seria em algum lugar próximo ao pólo sul lunar.

Ao contrário das regiões equatoriais, nos pólos as temperaturas são mais adequadas e recebem maior quantidade de luz solar, algo crucial para os sistemas de fornecimento de energia que a Nasa projeta desenvolver na Lua. Em última instância, os sistemas poderiam ser substituídos por energia nuclear, assinalaram as fontes. Além disso, os cientistas da agência espacial americana acreditam que os pólos oferecem uma maior quantidade de recursos, como hidrogênio, oxigênio e outros materiais que poderiam ser utilizados para apoiar os sistemas biológicos.

A partir de 2010, as viagens rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), à Lua e a outros planetas serão feitas pelas novas naves atualmente em fase de elaboração e parecidas com as Apolo, que levaram o homem pela primeira vez à Lua na década de 1970 e que substituirão as naves atuais.

- Será possível colocar de tudo em seu compartimento de carga, levar tripulação e fazê-lo de maneira robótica ou com seres humanos - manifestou. - Além disso, esse veículo será o pilar inicial da instalação.

Mas, tal e qual ocorreu com a construção da ISS, os EUA pretendem obter cooperação internacional para a criação da base lunar. Na empreitada conjunta, os participantes compartilharão as despesas e proporcionarão os componentes da base, seus sistemas de provisão energética e recursos de subsistência, assinalaram as fontes. Originalmente o custo da construção da ISS, na qual participam a Nasa, a Agência Espacial Européia, Rússia e Canadá, foi estimado em cerca de US$ 100 bilhões. Até agora a Nasa não divulgou os cálculos sobre o custo da futura base lunar.